Nóis aqui de novo!

Ontem à noite, antes de dormir, eu estava pensando sobre algumas coisas…e percebi o quanto somos hipócritas em muitas coisas.

A hipocrisia é um dos grandes males da nossa sociedade. E o pior, NINGUÉM está ileso. Pois todo mundo, sem exceções, em um momento ou outro é hipócrita.

E como sempre vem o cidadão e dispara: “Eu não sou hipócrita”. Pronto. Acabou de ser.

Eu sou hipócrita.

Sei disso e não me escondo.

Pois é fácil escrever alguma coisa aqui e depois não agir de acordo. Como diz o ditado: “Faz o que eu digo e não o que faço”.

Mas sendo sincero; não sou hipócrita o tempo todo, ninguém é.Pelo menos acredito que não….

Acho que é impossível passar 24hrs por dia sendo hipócrita.Mas vai saber….

Assim como acredito que não existem vilões….pessoas más….pq esse lance de bem/mal….essa dualidade é simplesmente questão de ponto de vista. Mas isso já é assunto pra outro post.

A hipocrisia é um dos males da sociedade porque ela faz com que não saibamos no que podemos ou nao acreditar. Faz com que a inocência e a ingenuidade sejam perdidas.

Inocência e ingenuidade em acreditar de verdade nas pessoas e no que elas dizem. Em suas promessas, frases e atitudes desinteressadas.

Porque por trás de cada ato ou palavra, inevitavelmente vem o pensamento: ” Será q ele(a) quis mesmo dizer / fazer isso?”  “O que será que ele(a) quis dizer com isso?” “O que ele(a) vai querer em troca disso?”

Hoje em dia, se alguem nos ajuda em determinado momento por exemplo, meio que instintivamente já esperamos que a pessoa vá pedir algo em troca ou que existem segundas intenções no ato.

Essa desconfiança generalizada é justamente a raiz da hipocrisia.Que pode – ou não – levar para outros problemas.

Aliás, o simples fato de fazer os questionamentos acima já é hipocrisia de nossa parte.

Julgando as ações das pessoas sem nem ter certeza de suas reais intenções.

Viu como é algo profundamente enraizado?

Talvez inclusive seja por isso que a caridade e a fraternidade estejam tão em baixa: Por quê as pessoas julgam demais, são hipócritas demais e se importam demais com o que os outros vão pensar com o bem desinteressado que elas propagam justamente porque elas pensariam assim de terceiros em situação semelhante.

Logo a hipocrisia acaba sendo uma espécie de trava para que as coisas melhorem. E o pior tipo de trava possível. Uma trava mental.

Pois é algo que não está presente em um lugar, mas que levamos pra onde formos.

É isso também que impede que a sociedade seja mais justa.É algo que todos nós – me incluo nesse grupo – precisamos melhorar, nos adequar e pelo menos tentar controlar.

Acredito que seja praticamente impossível deixar de ser hipocrita. Pois o somos sempre que for conveniente. E como já disse, é algo profundamente enraizado e deve em algum momento ter ajudado o homem a socializar de forma mais eficar – ou pelo menos evitar problemas. Engraçado e paradoxal notar que isso hoje é um problema, ou seja o que antes era solução – pois evitava os problemas – hoje É um problema.

Óbvio que ser hipocrita ainda nos tirar – ou salva- de alguns problemas, mas será que isso não gera outro tipo de problema como os que citei a pouco?

Bom, essa questão fica em aberto porque na real, como faço parte do problema, não tenho essa resposta. Talvez nossos filhos a tenham um dia. Ou não.

Mas acredito sinceramente que no momento que conseguirmos baixar nossas armas e escudos mentais, conseguiremos diminuir essa trava que tanto nos atrapalha…..

Abraço!


Anúncios